terça-feira, 2 de julho de 2013

SEGMENTOS CARBONOFF

Há uma grande quantidade de ações sustentáveis que podem ser adotadas para ajudar no combate ao processo de aquecimento global e, neste sentido, a preservação e a recuperação dos recursos naturais aliadas a práticas sustentáveis apresentam-se como alternativas com o melhor custo-benefício e de maior eficácia.
 
Como parte destes esforços, foi desenvolvido pela empresa INNATO Sistema de Gestão, Assessoria e Consultoria Técnica (www.innatos.com.br)  o Programa CarbonOff, subdividido em SEGMENTOS, que visa mensurar as emissões de GEEs de localidades, pessoas físicas, empresas, organizações e eventos que estejam interessados, e providenciar a compensação dessas emissões com a execução e monitoramento, por um prazo específico, do cultivo de espécies arbóreas nativas visando a recuperação de áreas de mata ciliar e cursos d’água.

Programa INVENTÁRIO CarbonOff 


O inventário é a fase inicial do programa onde é realizada a quantificação detalhada de todas as emissões e suas respectivas origens, obedecendo a critérios metodológicos internacionais, desenvolvidos e utilizados por instituições como o IPCC, MCT, MMA, DEFRA e EPA.

Qualquer empresa, independente do porte e categoria, poderá inventariar suas emissões em determinado período e optar em compensar essas emissões ou simplesmente fazer a gestão desse resultado dentro do seu sistema de gestão ambiental, utilizando-o como meta a ser reduzida em período subsequente. 
 
Após a assinatura do contrato, como comprovante da execução do Inventário, a empresa receberá o certificado de participação no programa.

Juntamente com o certificado, a empresa recebe o direito de uso do selo de inventário Programa CARBONOFF. 
 
Programa BEM RECEBER CarbonOff

Este programa foi idealizado, dentro do Programa DESTINO TURISMO CarbonOff, para atendimento aos agentes envolvidos de forma direta no ciclo conhecido como Trade Turístico.
 
Os agentes que fazem parte deste programa são:
a) Meios de Hospedagem: hotéis, pousadas, hospedarias e outros;
b) Comércio: restaurantes, bares, cafés, supermercados, lojas, lavanderias, atrações turísticas e outros;
c) Serviços: agencias de turismo e viagens, locadoras de veículos e outros;
d) Hóspedes.

Após a assinatura do contrato, como comprovante de sua compensação a empresa receberá o Certificado de participação no programa. Juntamente com o certificado a empresa recebe o direito do uso do selo de certificação do Programa BEM RECEBER CarbonOff. 

A atribuição do selo a empresa que compensa suas emissões serve para comunicar aos seus stackeholders  que este atende aos padrões socioambientais requeridos para sua concessão. 

O certificado evidencia o período compensado, o número do certificado que autentica a compensação, uma breve descrição do Programa e o endereço eletrônico para o rastreamento de todas as atividades relacionadas a esta compensação, possibilitando a transparência necessária para a credibilidade de todo o ciclo de ações.


O hóspede que, voluntariamente aderir ao programa, compensará as emissões referentes ao deslocamento da origem ao destino e respectivo retorno. O hóspede participante ganhará um selo autocolante pela adesão ao programa.

O cálculo correspondente à compensação será realizado pelo funcionário do meio de hospedagem, a qual receberá treinamento específico. 
 

Programa BEM PRODUZIR CarbonOff

Consiste na compensação das emissões efetuadas durante a produção de produtos manufaturados, podendo ser de apenas um produto ou de toda a empresa. Tem como agentes principais as indústrias e fábricas.
 
De acordo com o Supply Chain Report 2011, "mais de 50% das grandes empresas e 25% dos seus fornecedores declararam ter alcançado redução de custos como resultado de atividades de gestão de carbono". Ainda segundo o relatório, "86% das companhias apontaram benefícios comerciais em trabalhar com os seus fornecedores para melhorar o desempenho, além de aumentar seu retorno de investimento em mais de 46%."
 
As vantagens econômicas têm atraído os gestores a assumir a gestão de carbono:
* motivação interna, 
* gestão de marca,
* diferenciação de produto,
* melhorias no desempenho, 
* redução de custos,
* facilitador na obtenção em linhas de financiamento. 


Após a assinatura do contrato, como comprovante de sua compensação a empresa receberá o Certificado de participação no programa. Juntamente com o certificado a empresa recebe o direito do uso do selo de certificação do programa BEM PRODUZIR CarbonOff. 
 
A atribuição do selo a empresa que compensa suas emissões serve para comunicar aos seus stackeholders que este atende aos padrões socioambientais requeridos para sua concessão. 

O certificado mostra o período compensado, o número do certificado que autentica a compensação, uma breve descrição do Programa e o endereço eletrônico para o rastreamento de todas as atividades relacionadas à esta compensação, possibilitando a transparência necessária para a credibilidade de todo o ciclo de ações.
 
 
Programa EVENTO Carbonoff

Tem como agentes principais as empresas organizadoras de eventos, feiras, festivais e shows. Consiste na realização de um inventário prévio, com volume de emissões baseado em projeções informadas pela organizadora do evento. 
Após a assinatura do contrato, como comprovante de sua compensação, o evento receberá o Certificado de participação, a qual será utilizado durante a realização do evento. Juntamente com o certificado o evento recebe o direito do uso do selo de certificação do programa EVENTO CarbonOff. 


A atribuição do selo ao evento que compensa suas emissões serve para comunicar ao seu público que este atende aos padrões socioambientais requeridos para sua concessão. 

O certificado mostra o período compensado, o número do certificado que autentica a compensação, uma breve descrição do Programa e o endereço eletrônico para o rastreamento de todas as atividades relacionadas a esta compensação, possibilitando a transparência necessária para a credibilidade de todo o ciclo de ações.
 
 
Programa BEM EDUCAR CarbonOff

Este programa, sem fins lucrativos, foi idealizado a um público que merece todo nossa atenção: estudantes mirins. 

Uma pesquisa realizada pela emissora de TV Nickelodeon mostrou que "os brasileiros mirins são os latino-americanos que menos praticam esportes nas escolas e menos se preocupam com o meio ambiente e a sustentabilidade." De acordo com o novo estudo, "56% das crianças brasileiras dão atenção ao meio ambiente, enquanto países como México, Venezuela e Chile apresentam índices de 84%, 73% e 70%, respectivamente."  De acordo com a pesquisa, "os brasileirinhos não sabem muito o que fazer pela sustentabilidade, mas buscam desempenhar o básico, como: não jogar lixo na rua; não escovar os dentes com a torneira aberta; e demorar pouco tempo no banho." Mas, apesar de ainda estarem aprendendo sobre cuidados com o meio ambiente, a pesquisa mostrou que "as crianças brasileiras são bastante suscetíveis a ações ecológicas de empresas - como plantar mudas nativas ou utilizar papéis reciclados." http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2011/janeiro/os-jogos-podem-ser-aliados-a-educacao#ixzz2YBv9VsYl
 
Devido a esta suscetibilidade comprovada das crianças relacionada ao plantio de árvores, a empresa INNATO Sistemas de Gestão, Assessoria e Consultoria Técnica desenvolverá, com recursos  advindos do próprio Programa CarbonOff, um programa de educação ambiental onde o objetivo principal é desenvolver os itens conceituais de meio ambiente, sustentabilidade, recursos naturais não-renováveis, fauna, aquecimentos global, GEEs, resíduos e práticas voltadas a recuperação de matas ciliares e plantio de árvores nas áreas verdes das escolas ou em seu entorno.

O público alvo deste programa são os alunos de escolas de ensino fundamental localizadas no eixo turístico das hortênsias. Os alunos, após fase de conscientização e sensibilização, serão multiplicadores desses preceitos em seus lares, atingindo a família como extensão do programa às comunidades.